Acordos Bilaterais

As mobilidades no âmbito dos acordos bilaterais de cooperação ocorrem junto às Instituições que possuem um acordo de cooperação com a UFSCar.

Clique aqui para consultar as instituições conveniadas.

Procedimentos de candidatura

Envio do formulário

O formulário de candidatura deverá ser preenchido, assinado pelo(a) estudante, pelo(a) coordenador(a) acadêmico e pelo(a) coordenador(a) institucional (Responsável de Relações Internacionais). Também deve conter o carimbo da universidade de origem;


Documentação

  • Ofício de nomeação do estudante assinado pela coordenador(a) institucional (Responsável de Relações Internacionais) da universidade de origem;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do histórico escolar (certificado de notas e disciplinas) emitido pela instituição de origem;

O formulário de candidatura e a documentação deverá ser enviada para a Secretaria de Relações Internacionais da UFSCar por meio do e-mail: mobilidade-srinter@ufscar.br ou srinter@ufscar.br.


Análise pela coordenação de curso

Todas as candidaturas para os cursos de graduação serão enviadas a um(a) coordenador(a) de curso da UFSCar para análise do plano de estudo.

As aulas são ministradas em português, a proficiência não é exigida, porém é aconselhável que os estudantes tenham um conhecimento básico da língua.

OBS: Não podemos receber estudantes para os cursos de medicina e os ministrados no Campus de Lagoa de Sino.

Após a análise, será emitida uma carta de aceite. Com a carta de aceite, o(a) estudante poderá solicitar a emissão do visto em seu país de origem. O visto exigido pela UFSCar é o de estudante - Temporário IV.

Modificação no plano de estudos

O estudante após sua chegada na UFSCar poderá solicitar alterações no plano de estudos, preenchendo a Modificação no Plano de Estudos. O formulário deverá ser preenchido com a ajuda do(a) coordenador(a) do Instituição anfitriã e enviado para o(a) coordenador(a) do curso da universidade de origem para assinatura. Após assinado, o formulário deverá ser encaminhado à SRInter;


Documentação a ser apresentada ao chegar à UFSCar

  • Passaporte;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento original (documento que contenha a filiação, ou seja, nome do pai e da mãe);
  • Cópia do seguro de saúde internacional com repatriação sanitária e funerária. O seguro deverá ser emitido antes de sair do país de origem e cobrir todo o período de estudos na UFSCar;
  • 3 fotos 3X4 recentes, coloridas e com fundo branco, sem sorrir, sem usar óculos e com a maior parte do rosto na foto;
  • Visto de estudante – temporário IV;
  • CPF - Para informações de como obter o CPF, o(a) estudante deve acessar o link Informações úteis.
  • Carteira de vacinação que contenha a vacina de febre amarela (o Estado de São Paulo é considerado uma área de risco).


É aconselhável também que o estudante tenha as seguintes vacinas:

  • 3 doses de hepatite B (essa vacina é obrigatória para os estudantes que realizarão atividades na área da saúde)
  • Pelo menos uma dose de anti-tetânica e uma dose da Vacina Tríplice Viral contra caxumba, sarampo e rubéola.
  • Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM - Para informações de como obter a CRNM, o estudante deve acessar o link Informações úteis.


Proficiência em língua portuguesa

As aulas são ministradas em português, a proficiência não é exigida, porém é aconselhável que os estudantes tenham um conhecimento básico da língua. 

A universidade oferece curso de Português para Estrangeiros no campus São Carlos. Maiores informações consulte http://www.institutodelinguas.ufscar.br/pt-br/cursos/portugues-para-estrangeiros.

Observações:

  1. Caso o estudante tenha interesse em realizar atividades acadêmicas como estágio ou desenvolver trabalho de conclusão de curso, será necessário o aceite de um docente para orientá-lo nessas atividades acadêmicas ao longo do período de mobilidade.
  2. O estudante em mobilidade não poderá obter o diploma pela UFSCar, exceto os de duplo diploma.


Prazos para candidatura

Primeiro semestre letivo (março-julho): de 30 de setembro a 10 de novembro do ano anterior;

Segundo semestre letivo (agosto-dezembro): de 15 de abril a 20 de maio do ano corrente.


Moradia

Os estudantes em mobilidade através dos Programas AUGM, BRACOL e BRAMEX do Campus São Carlos ficarão alojados em apartamento próximo à UFSCar;

Nos demais campi, o(a) estudante receberá um valor mensal para cobrir os gastos com moradia.

O alojamento e a alimentação serão oferecidos somente no período da atividade acadêmica.

A UFSCar não oferece alojamento aos estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica no âmbito de acordo bilateral de cooperação.

Alimentação

Os estudantes em mobilidade através dos Programas AUGM, BRACOL e BRAMEX do campus São Carlos poderão utilizar o restaurante universitário, de segunda-feira à domingo para café-da-manhã, almoço e jantar. Nos demais campi os estudantes poderão utilizar o restaurante universitário de segunda-feira à sexta-feira para almoço e jantar, e receberão uma bolsa para cobrir as despesas nos demais dias.

Os estudantes de mobilidade no âmbito de acordo bilateral, poderão utilizar o restaurante universitário mediante pagamento. Para maiores informações acesse: https://www2.ufscar.br/estudante/restaurantes-universitario.