Reconhecimento de disciplinas e outras atividades acadêmicas realizadas no exterior
Os estudantes poderão em seu retorno solicitar o reconhecimento das disciplinas/ atividades acadêmicas realizadas durante a mobilidade. Elas poderão ser reconhecidas como disciplinas obrigatórias, optativas ou atividades complementares.
A solicitação de aproveitamento deverá ser realizada no período letivo subsequente a realização da atividade curricular ou da finalização de mobilidade acadêmica, de acordo com Art. 70 §3° do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.
Após o recebimento do comprovante de atividades emitido pela instituição anfitriã, o(a) estudante poderá solicitar o reconhecimento conforme os seguintes procedimentos:
- Baixe aqui o formulário de reconhecimento de disciplinas e outras atividades acadêmicas.
- Preencha o documento. O preenchimento pode ser feito diretamente no computador. Se não estiver conseguindo preencher o formulário no computador, consulte o nosso tutorial ou mande mensagem para srinter@ufscar.br. (para reconhecimento de Atividades Complementares, inserir na segunda coluna "atividades complementares")
- Após o preenchimento do formulário, assine-o.
- Envie o formulário para srinter@ufscar.br ou mobilidade-srinter@ufscar.br, completamente preenchido e devidamente assinado. O documento deve estar acompanhado do histórico escolar expedido pela instituição anfitriã, da ementa/plano de ensino das disciplinas a serem reconhecidas e do plano de estudos formalizado antes da partida, bem como modificação do plano de estudos (se houver). Não é necessária a apresentação da ementa de disciplinas equivalentes oferecidas pela UFSCar. Obs: Todos os documentos deverão ser enviados em PDF.
- No caso de reconhecimento de estágio, além do formulário o(a) estudante deverá reunir uma cópia simples da proposta ou do contrato de estágio (contendo prazo, local, carga horária e rol de atribuições) e cópia do relatório de estágio.
- Caberá à SRInter a abertura do processo e encaminhamento à coordenação do curso.
- O(a) coordenador(a) deverá avaliar o processo e devolver à SRInter com o devido parecer.
- Se houver reconhecimento de disciplinas, o processo será encaminhado à DiGRA para lançamento no sistema SIGA. Caso o reconhecimento seja como atividades complementares caberá à coordenação de curso o lançamento no sistema SIGA.