VII Conference on Entrepreneurship Education – CEE2021

Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no VII Conference on Entrepreneurship Education (CEE2021), que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2021.

O evento é resultado de uma parceria entre a UFSCar, com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).

A UFSCar, enquanto universidade membro da AUGM, possui 07 (sete) isenções de taxa de inscrição para a conferência. Os interessados devem preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/VNiRo59Zk78FHDdW9, até 05/07/2021, para demonstrar o interesse. A seleção será feita por ordem de preenchimento, ou seja, os 07 primeiros a preencherem o formulário serão os contemplados com a isenção. Importante: O formulário somente receberá inscrições realizadas por e-mails institucionais (@ufscar.br ou @estudante.ufscar.br).

O evento tem natureza acadêmico-científica, mas com foco na inovação e no desenvolvimento de caminhos e soluções que auxiliem a disseminação de experiências e práticas sobre Educação para o Empreendedorismo.

Objetivos: Disseminação de experiências e práticas no Ensino do Empreendedorismo proporcionando uma visão ampla sobre a Educação Empreendedora abrangendo as Perspectivas Pedagógicas, as Perspectivas Institucionais, a Perspectiva Regional, a Perspectiva Tecnológica e Social.

Missão: Integração, discussões propositivas, ideias resolutivas e ações transformadoras.

O evento será organizado de forma remota pelo Professor Dr. José Marques Novo Júnior, coordenador do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (LIETEC), UFSCar.

Público alvo: Professores do ensino fundamental, médio e superior; profissionais liberais, gestores públicos, estudantes do ensino médio e superior, pesquisadores, órgãos públicos e privados, organizações sociais.

Submissão de trabalhos: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas, estudos de caso ou trabalhos de campo sobre educação para o empreendedorismo, sendo muito importante que reflitam os resultados e objetivos obtidos e o seu impacto real. Queremos abordar o empreendedorismo e a educação para o empreendedorismo de uma forma abrangente, não especificamente restrita às start-ups, mas também ao desenvolvimento de projetos de alto impacto, tanto no setor público como privado, desde a sua concepção até a implementação e avaliação.

Chamada de trabalhos em português, espanhol e inglês, que abordem tópicos relevantes dentro das seguintes temáticas:

Perspectivas Pedagógicas:
– Teorias pedagógicas na educação para o empreendedorismo Métodos e metodologias de ensino do empreendedorismo;
– Casos e práticas no ensino e aprendizagem do empreendedorismo;
– Experiências fora da sala de aula (por exemplo, estágios, mobilidade);
– Aprendizagem baseada em competências e avaliação de habilidades;
– Aprendizagem baseada em projetos e avaliação de habilidades;
– Experiências de aprendizagem de serviço na aprendizagem do empreendedorismo;
– Promover e avaliar o envolvimento do aluno;
– Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo;
– Educação para o empreendedorismo para estudantes não empresariais;
– Desenvolvimento de ferramentas e competências para o front-end da inovação.

Perspectivas Institucionais:
– Instituições de educação empreendedora, o modelo de educação para o empreendedorismo no nível institucional;
– Desenvolvimento e sustentação de instituições de ensino superior empreendedor, estratégias e abordagens.

Perspectivas Regionais:
– O ensino do empreendedorismo no contexto do sistema regional de inovação;
– Questões, contradições, desafios e perspectivas para o futuro;
– Ecossistemas regionais e uma mentalidade empreendedora;
– Políticas públicas na promoção da educação para o empreendedorismo;
– A perspectiva regional do Empreendedorismo Social (por exemplo: experiências de aprendizagem em serviços).

Perspectivas de Aplicação:
– Abordagens de coaching para educação em empreendedorismo;
– Empreendedorismo para educadores (ensino básico);
– Educação para o empreendedorismo feminino;
– Educação em empreendedorismo cooperativo;
– Educação de empreendedorismo sênior.

Perspectivas Tecnológicas:
– Tecnologias emergentes no ensino e aprendizagem do empreendedorismo (por exemplo, cursos online abertos massivos, recursos educacionais abertos, gamificação, jogos sérios);
– Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo.

Perspectivas Sociais:
– Uso de tecnologias e processos de ensino-aprendizagem que sejam diretamente aplicáveis na sociedade, garantindo autonomia e solução de problemas.

 

Mais informações:

https://www.cee2021.ufscar.br/

Organização: cee2021@ufscar.br