UFSCar recebe delegação de CEOs de empresas do Zimbábue para discutir parcerias científicas e tecnológicas

Visita empresas Zimbábue-UFSCar 2025.png

O campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu, no último dia 26 de junho, uma delegação de CEOs de empresas do Zimbábue. A visita integrou uma agenda promovida pela Câmara de Comércio Afro-Brasileira (AfroChamber) com o objetivo de aproximar instituições e empresas públicas e privadas do Estado de São Paulo de companhias zimbabuanas e explorar possíveis parcerias científicas e tecnológicas.

A comitiva foi formada por representantes de sete empresas: Africa Roundtable, Nova Elite Logistics, Harare Municipal Medical Aid Society (HMMAS), CBZ Agro, Tongaat Hulett Zimbabwe e ARDA; além da diretora de Promoção de Comércio Exterior da embaixada do Zimbábue no Brasil, Mandy Gamanya. Também esteve presente Reginaldo Lante, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ásia (CBA).

Organizado pela Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e pela Agência de Inovação (AIn) da UFSCar, o encontro aconteceu no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, na área norte do campus. Durante o evento, docentes da UFSCar, que em consulta realizada pela SRInter manifestaram interesse, apresentaram aos visitantes algumas das pesquisas desenvolvidas em seus departamentos e programas de pós-graduação.

Entre os expositores estiveram o diretor da AIn, Prof. Dr. Daniel Braatz, que destacou os programas e ações da Agência de Inovação; a Profa. Dra. Cristina Paiva de Sousa, do Departamento de Morfologia e Patologia (DMP) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec); o Prof. Dr. Emerson Rodrigues de Camargo, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ); o Prof. Dr. Fredy João Valente, do Departamento de Computação 9DC); e o Prof. Dr. Octavio Antonio Valsechi, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR) do campus Araras. Marcelo Fila Pecenin, diretor da Divisão de Convênios para Relações Internacionais da SRInter, falou sobre a atuação da secretaria na formalização de acordos de cooperação internacional.

A iniciativa integra as ações de internacionalização da UFSCar, ampliando as oportunidades de cooperação para docentes e pesquisadores da instituição.