IX Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde da AUGM

O Comitê Acadêmico de Atenção Primária à Saúde da Associação de Universidades Grupo Montevidéu divulga o IX Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde, que será realizado de forma virtual, no dia 10 de junho de 2022, e contará com a participação da Profa. Dra. Carla Polido, do Departamento de Medicina da UFSCar.

A pandemia regional e global por COVID 19 envolveu a reorganização de instituições e organizações comunitárias para o trabalho no território, reinventando práticas de saúde que visam garantir o direito à saúde da população e a defesa da vida. Nesse contexto, a rede de atenção primária à saúde, como centro de atenção dos sistemas de saúde de nossos países, foi um ator fundamental.

A situação motivou a união de esforços entre a Universidade e a Saúde Pública, gerando propostas de atenção, trabalho interdisciplinar e intersetorial, formação e aprendizado . Cada Universidade gerou experiências inéditas que permitiram que fossem incluídas no tecido de eventos inéditos.

Em dois eixos temáticos , o Seminário abordará as ações das universidades e dos sistemas nacionais de saúde face aos efeitos da pandemia de Covid-19, e os problemas atuais da APS e como se traduzem nas universidades. Especialistas da Argentina, Brasil e Bolívia apresentarão (ver programa abaixo).

A atividade acontecerá no dia 10 de junho e será transmitida pelo canal de TV UNSL a partir das 10:00 (horário de Brasília).

Programação:

ABERTURA :

10h00 às 10h10 – Profa. Luján Correa – Universidade Nacional de San Luis (UNSL), Argentina

Eixo 1: Universidades e sistemas nacionais de saúde frente aos efeitos da pandemia de Covid-19

Conferência 1.1 : 10h10 às 10h30 – “Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Universidade. Tensões, algumas rotas” Mag. Silvia Grande – Universidade Nacional de Rosário.
Palestra 1.2 : 10h30 às 10h50 – “Cuidados com a saúde da gestante durante a pandemia de Covid-19 no Brasil” – Profa. Dra. Carla Polido – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
Discussão : 10h50 às 11h10

Eixo 2: Desafios da APS e como se traduzem nas Universidades Nacionais

Palestra 2.1 : 11h15 às 11h35 – “Envelhecimento, desigualdades e promoção da saúde: aprendizado após a pandemia” – Maria Cristina Hoffmann (Área Técnica da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde – Brasil»
Conferência 2.2 : 11h35 às 11h55 “Impacto da pandemia de COVID 19 no Sistema Nacional de Saúde e Universidade da Bolívia” Dr. Jose Mayora, professor, Faculdade de Medicina, USFX (Sucre – Bolívia)
Discussão : 11h55 a 12h15

Encerramento : 12h20 às 12h30 – Profa. Luján Correa – Universidade Nacional de San Luis (UNSL), Argentina

 

IX Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde junho 2022.jpeg