Convite para voluntários - Evento virtual "Diálogo Nobel no Brasil"

Trata-se de uma oportunidade para estudantes da Graduação (envolvidos em atividades de iniciação científica) e da Pós-Graduação (envolvidos em atividades de Internacionalização) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) concorrerem à seleção para participação no evento “Diálogo Nobel no Brasil”. A UFSCar poderá indicar 01 (um/a) discente de graduação e 01 (um/a) discente de pós-graduação, dentre os quais 01 (um) representante do sexo masculino e 01 (uma) do sexo feminino.

INFORMAÇÕES DO EVENTO:

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach, organizará no dia 8 de abril de 2021, encontro virtual com dois laureados com o Prêmio Nobel, o qual tem como tema “O Valor da Ciência”. Tal iniciativa pretende reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de ensino superior para debater a importância da Ciência.

O encontro virtual será dividido em duas etapas. Primeiro, os laureados May-Britt Moser (Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012) apresentarão suas perspectivas em um formato de entrevista. Na sequência, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, que terão a oportunidade de interagir com os ganhadores do Prêmio Nobel. A participação dos estudantes e demais interessados em todas as etapas será fundamental para garantir o sucesso da atividade, que terá duração de três horas (de 10h às 13h – horário de Brasília do dia 08/04/2021).

OS VOLUNTÁRIOS

Os interessados deverão atender os seguintes requisitos mínimos:

1. Bom desempenho Acadêmico;
  2. Boa capacidade de comunicação em língua inglesa;
  3. Ser estudante regularmente matriculado em qualquer Curso de Graduação ou Pós-Graduação da UFSCar;
  4. Não ser estudante de primeiro ano (Graduação, Mestrado ou Doutorado);
  5. Graduação: Ser estudante de Iniciação Científica com bolsa ou sem, desde que cadastrado no PUIC-UFSCar;
  6. Pós-graduação: Ter sido aprovado em algum Edital de internacionalização PrInt - UFSCar ou PDSE

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

1. Formulário de cadastro (https://forms.gle/ikRvfYvzcYWod3XT7);
  2. Curriculum Vitae atualizado, cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq;
  3. Comprovante de Proficiência em língua Inglesa, e conformidade com os itens descritos abaixo:
  1. TOEFL IBT - Internet-Based Testing: mínimo de 71 pontos, validade de 2 (dois) anos;
  2. TOEFL ITP - Institutional Testing Program: mínimo de 527 pontos, validade de 2 (dois) anos;
  3. IELTS - International English Language Test: mínimo de 6, sendo que cada banda (listening, reading, writing e speaking) deve ter nota mínima de 5 (cinco), validade de 2 (dois) anos; e
  4. Cambridge Exams: CPE/C2 Proficiency, CAE/C1 Advanced ou FCE/B2 First, mínimo de B2, sem validade.
  5. Histórico Escolar atualizado; e
  6. Comprovante de vínculo com atividade de Iniciação Científica (apenas para Graduação).

PARA ESCOLHA DO VOLUNTÁRIO

Havendo mais de um(a) voluntário(a) entre os estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, a indicação da UFSCar de 01 (um) representante do sexo masculino e 01 (uma) do sexo feminino se dará por sorteio eletrônico de número de 0 a 9, até que a coincidência com o último dígito do RA permita a escolha, seguindo-se para o penúltimo dígito do RA e assim diante no caso de empates. No caso do sorteio, o primeiro será realizado para o grupo que apresentar apenas voluntários de um único gênero, caso contrário entre os voluntários da Graduação.

DATA IMPORTANTES:

Divulgação do Convite a comunidade da UFSCar: 11 de março de 2021

Cadastro dos(as) interessados(as): até 15 de março de 2021.

Sorteio: 16 de março de 2021 às 14h30min.

FORMULÁRIO DE CADASTRO:

RESULTADO: