AUGM anuncia a 5ª edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, na UFMG
A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), por meio de sua Cátedra de Direitos Humanos, realizará a 5ª edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, que neste ano acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O curso será realizado presencialmente de 24 a 28 de fevereiro de 2025, em Belo Horizonte, no campus da Pampulha, das 9h às 17h.
As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 10 de fevereiro e podem ser feitas neste link (ao entrar no sistema de inscrições, clique em Gabinete do Vice-Reitor para a Extensão e depois em V Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos).
A escola é aberta à participação de qualquer pessoa interessada, em especial, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais e associações da sociedade civil.
O curso é oferecido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e pela UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.
Os alunos que concluírem 75% das atividades receberão certificados de participação (30 horas).
As aulas serão ministradas no Auditório A102 do CAD2 (Centro de Atividades Didáticas). Acessibilidade em Libras pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG).
Veja PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira, 24 de fevereiro
- 9h00 às 12h00 - Abertura - Professora Guiomar da Cunha Frota (UFMG)
- Espetáculo "A Paixão de Tito" - Gabriel Castro Cavalcante (ator) e Juarez Guimarães Dias (dramaturgia)
- 14h00 às 17h00 - Ciclo de políticas públicas em direitos humanos no Mercosul - Patricia Gainza, Diretora de Pesquisa do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH)
Terça-feira, 25 de fevereiro
- 9h às 12h – O papel da educação na defesa da democracia e dos direitos humanos - Professora Denise Carreiras (Universidade de São Paulo/USP, Brasil)
- 14h00 às 17h00 – Direito Penal, Poder Punitivo e Direitos Humanos, no Contexto Internacional - Professor Rui Dissenha (Universidade Federal do Paraná/UFPR, Brasil)
Quarta-feira, 26 de fevereiro
- Das 9h às 12h – Violações e defesa dos direitos humanos da população em situação de rua - Professor André Luiz Freitas Dias (UFMG, Brasil)
- 14h00 às 17h00 – Oficina BordAção (Coletivo Pontos de Luta)
Quinta-feira, 27 de fevereiro
- 9h00 às 12h00 – Interculturalidade e direitos indígenas - Professora Maria del Carmen Cortizo (Universidade de Santa Catarina/UFSC, Brasil)
- 14h00 às 17h00 – Mundos indígenas e direitos humanos, não humanos e mais que humanos: a luta pelos territórios originários do povo Kaiowá - Professora Luciana Oliveira (UFMG, Brasil)
Sexta-feira, 28 de fevereiro
- Das 9h às 12h – Igualdade racial - Professora Renisia Cristina Garcia Filice (Universidade de Brasília/UnB, Brasil)
- 14h00 às 17h00 – Educação sobre direitos humanos, grupos vulneráveis e segurança em espaços universitários - Professor Ricardo Barbosa de Lima (Universidade Federal de Goiás, UFG/Brasil)
Programação sujeita a alterações. Para mais informações acesse https://www.ufmg.br/proex/escoladeveraodh/.
IMPORTANTE: A SRInter está fazendo a divulgação deste evento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4065.