“Roda de Conversa” da SRInter apresenta oportunidades de mobilidade internacional

Roda de Conversa Jan 2024 1.png

Evento reuniu estudantes e equipe da SRInter na Biblioteca Comunitária (BCo) no dia 31/01

A Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar realizou no último dia 31 de janeiro, quarta-feira, mais uma edição da “Roda de Conversa”: evento com o intuito de apresentar oportunidades de mobilidade internacional destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação dos quatro campi da Universidade, bem como tirar dúvidas e compartilhar experiências. O evento, na área de convivência da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade, contou também com a participação de uma estudante de graduação que falou sobre sua experiência de mobilidade na Argentina.

Na ocasião, a equipe da SRInter apresentou as modalidades de mobilidades acadêmicas internacionais para graduação e pós-graduação. Uma delas são os editais no âmbito dos acordos de cooperação (sem bolsa) entre UFSCar e universidades estrangeiras, que abrangem principalmente os países da Europa, Ásia e América do Norte. Segundo Andréia Businaro Forim, Diretora da Divisão para Mobilidade nas Relações Internacionais, mesmo que não ofereçam ajuda financeira, essas mobilidades apresentam outros benefícios como a isenção de taxas acadêmicas, a facilitação das tramitações entre a UFSCar e a universidade de destino e o fato do estudante ser ‘afastado’ da UFSCar, o que elimina a necessidade de trancamento do curso. Semestralmente são ofertadas mais de 100 vagas para editais no âmbito dos acordos bilaterais.

Andréia também destacou a importância do planejamento. Estar preparado para as oportunidades, como ter passaporte, RG com data de emissão de até 10 anos e possuir um certificado de proficiência linguística que ateste explicitamente o seu nível são os primeiros passos para conseguir realizar a mobilidade acadêmica internacional.

A SRInter também oferece editais com apoio financeiro para programas estruturados, incluindo o Programa Escala de Estudantes de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), que contempla mobilidade para Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Pamela Wong Sarli, estudante do curso de Engenharia Química na UFSCar, acabou de voltar do período de mobilidade através do Programa Escala, de agosto a dezembro de 2023, na Universidad Nacional del Litoral (UNL) em Santa Fé, na Argentina. Ela compartilhou com os presentes um pouco da sua experiência desde a inscrição no edital do programa, a documentação necessária, a rotina de estudos e o custo de vida na universidade argentina.

Dicas e eventos internacionais
De acordo com a equipe da SRInter, é importante prestar atenção aos requisitos mínimos (como notas e máximo de ocorrências permitidas), estar com os documentos em dia e tirar um certificado de proficiência válido. “As vagas para os programas que têm apoio financeiro, são mais concorridas. Então, é importante ter uma boa produção científica”, afirmou Bruno Soto de Andrade, responsável pelos Programas AUGM na UFSCar.

Outra dica importante é consultar os editais anteriores, disponíveis no site da SRInter (www.srinter.ufscar.br), para se ter uma ideia dos requisitos exigidos, da quantidade de inscritos em cada edital, e das causas frequentes de indeferimento de inscrição. “Com foco, determinação e um pouco de esforço, é possível participar de uma mobilidade internacional”, declarou Andréa Forim.

Além das oportunidades de mobilidade internacional, a SRInter divulgou, durante a roda de conversa, alguns eventos internacionais nos quais estudantes participam com apoio financeiro da UFSCar. “É uma oportunidade de acrescentar um evento internacional no currículo”, destacou Bruno Soto. Um exemplo são as Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, evento anual que reúne centenas de pesquisadores das universidades associadas ao grupo para apresentar suas produções. O evento deste ano será sediado pela Universidad de lá República, em Montevidéu, no Uruguai. A previsão para publicação do edital de seleção pela SRInter é entre junho e agosto.

Atendimento
Todos os editais, com informações detalhadas, são lançados semestralmente e ficam disponíveis no site www.srinter.ufscar.br (na opção "Estude no Exterior"), na página do Facebook (@UFSCarSRInter) e também no Instagram @ufscar_srinter.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail srinter@ufscar.br e pelo telefone (16) 3351-8402. A Secretaria Geral de Relações Internacionais está localizada no segundo piso do prédio COLMEEA, atrás da FAI, na área Norte do Campus São Carlos e a equipe da SRInter está disponível para atendimento presencial nos dias e horários informados no site (na aba Contato).