AUGM

O Programa ESCALA de Estudantes de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu – AUGM visa promover e fortalecer o processo de construção de um espaço acadêmico regional comum através da mobilidade dos alunos. Por meio da convivência entre alunos e professores de diferentes universidades e países, será promovido o intercâmbio acadêmico-cultural e proporcionará um melhor conhecimento dos diferentes sistemas de ensino superior instalados na América Latina.

A AUGM engloba universidades de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Semestralmente a SRInter disponibiliza em seu site e página do Facebook editais no âmbito do Programa ESCALA da AUGM para mobilidade de estudantes de graduação presenciais que será realizada no semestre subsequente e que incluirá as vagas pré-estabelecidas entre as universidades membro do grupo, os critérios de elegibilidade, critérios de seleção, cronograma, etc . A UFSCar enquanto universidade de origem oferece um auxílio financeiro para contribuir com o custeio da passagem e seguro saúde e a Universidade de destino oferece estadia e alimentação, cada universidade tem uma forma diferenciada de prover a alimentação e o alojamento.
http://grupomontevideo.org/sitio/escala-estudiantes-de-grado/

A participação neste programa requer a aprovação em processo seletivo previsto em edital próprio e posteriormente a candidatura junto à universidade de destino de acordo com os procedimentos abaixo

  1. Elaborar o plano de estudos juntamente com o coordenador(a) do curso. As disciplinas devem ser escolhidas visando o reconhecimento dos créditos em seu retorno. Obs.: O plano de estudo deverá ser elaborado em formulário específico da AUGM. A maioria das Universidades utilizam um formulário E1E2, porém, algumas Instituições utilizam formulários próprios. Neste caso, os(as) estudantes receberão as devidas instruções;
  2. O(a) estudante e o(a) coordenador(a) do curso deverão assinar o formulário e encaminhar à SRInter por meio do e-mail augm-srinter@ufscar.br;
  3. Caberá a SRInter encaminhar à Universidade de destino o plano de estudos e os demais documentos exigidos;
  4. Após análise da Universidade de destino, será emitida a Carta de Aceite;
  5. Com a Carta de Aceite, o(a) estudante deverá seguir as orientações da Universidade de destino, quanto ao visto, seguro, etc.;
  6. Ao chegar na Universidade de destino, o(a) estudante deverá preencher o formulário comprovante de chegada, assinar, solicitar a assinatura da universidade anfitriã e encaminhar à SRInter por meio do e-mail augm-srinter@ufscar.br;
  7. Após sua chegada na Instituição de destino, o(a) estudante poderá solicitar alterações no plano de estudos, preenchendo o Formulário EE3. O formulário deverá ser preenchido com a ajuda do(a) coordenador(a) do Instituição anfitriã e enviado para o(a) coordenador(a) do curso da UFSCar para assinatura. Após assinado, o formulário deverá ser encaminhado à SRInter;
  8. A SRInter solicitará à DiGRA o afastamento do estudante nos sistema SIGA;
  9. Ao partir da Universidade de destino, o(a) estudante deverá preencher o formulário comprovante de partida, assinar, solicitar a assinatura da universidade anfitriã e encaminhar à SRInter por meio do e-mail augm-srinter@ufscar.br;
  10. No momento de sua partida, o(a) estudante deverá solicitar junto a Universidade anfitriã as ementas das disciplinas cursadas;
  11. No retorno, após o recebimento do histórico escolar da Universidade anfitriã, o(a) estudante poderá solicitar o reconhecimento das disciplinas cursadas, conforme as instruções disponíveis na página Reconhecimento.

Obs: O(a) estudante aprovado para um período de mobilidade deverá realizar a sua re-matrícula no sistema SIGA, conforme calendário acadêmico do seu Campus.