Campus Lagoa do Sino

Campus Lagoa do Sino

O campus Lagoa do Sino foi criado em 2014, instalado em uma fazenda de 643 hectares altamente produtiva. É composto por edificações da antiga fazenda que foram adaptadas para atender às novas necessidades, além de edifícios construídos pela Universidade, que abrigam salas de aula, laboratórios didáticos, sala de informática, biblioteca e restaurante universitário, entre outras instalações. O ensino e a pesquisa estão articulados em três eixos: Desenvolvimento Sustentável Territorial; Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar.

As atividades acadêmicas e científicas desenvolvidas no campus Lagoa do Sino estão organizadas no Centro de Ciências da Natureza.

A 35 km do centro de Buri – município com aproximadamente 20 mil habitantes a 260 km da cidade de São Paulo – e a apenas 6 km da cidade de Campina do Monte Alegre, o campus Lagoa do Sino está situado no Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Estado de São Paulo, porém evidenciada por grande diversidade ecológica e preservação de suas matas. Nesse contexto, as atividades desenvolvidas no Campus expressam o comprometimento da UFSCar com a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento social da região e, ao mesmo tempo, respeitando e valorizando sua vocação econômica, voltada à agricultura familiar.