Reconhecimento de disciplinas e outras atividades acadêmicas realizadas no exterior

Os estudantes poderão em seu retorno solicitar o reconhecimento das disciplinas/ atividades acadêmicas realizadas durante a mobilidade. Elas poderão ser reconhecidas como disciplinas obrigatórias, optativas ou atividades complementares.

Após o recebimento do comprovante de atividades emitido pela instituição anfitriã, o(a) estudante poderá solicitar o reconhecimento.

O estudante deverá seguir os seguintes procedimentos:

  1. Baixe aqui o formulário de reconhecimento de disciplinas e outras atividades acadêmicas.
  2. Preencha o documento. O preenchimento pode ser feito diretamente no computador. Se não estiver conseguindo preencher o formulário no computador, consulte o nosso tutorial ou mande mensagem para srinter@ufscar.br.
  3. Após o preenchimento do formulário, assine-o.
  4. Entregue o formulário completamente preenchido e devidamente assinado na SRInter, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O documento deve estar acompanhado de cópia simples do histórico escolar expedido pela instituição anfitriã e da ementa das disciplinas a serem reconhecidas. Não é necessária a apresentação da ementa de disciplinas equivalentes oferecidas pela UFSCar.
  5. No caso de reconhecimento de estágio, além do formulário o(a) estudante deverá reunir uma cópia simples da proposta ou do contrato de estágio (contendo prazo, local, carga horária e rol de atribuições) e cópia do relatório de estágio.
  6. Caberá à SRInter a abertura do processo e encaminhamento à coordenação do curso.
  7. O(a) coordenador(a) deverá avaliar o processo e devolver à SRInter com o devido parecer.
  8. Se houver reconhecimento de disciplinas, o processo será encaminhado à DiGRA para lançamento no sistema SIGA. Caso o reconhecimento seja como atividades complementares caberá à coordenação de curso o lançamento junto ao sistema SIGA.